Oficinas

 

banner_siteup_20mct_oficinass

ADULTO

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO
Instrutor: Marcelo Caetano
Data: 21 a 23/01 – sábado a segunda
Horário: 13h30 às 18h30
Carga Horária: 15h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Elemento essencial na realização de projetos audiovisuais, o assistente de direção é responsável pela costura das relações entre direção, elenco, produção e equipe técnica, assim como pela organização das etapas de pré-produção e filmagem. Nesta oficina estudaremos sua atuação em algumas etapas do filme: análise de roteiro, seleção de elenco, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A partir de discussões, exemplos e exercícios práticos, entenderemos as funções clássicas do assistente de direção, mas também nos debruçaremos sobre as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.

 DIREÇÃO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA
Instrutor: Ricardo Alves Jr.
Data: 21 a 24/01 – sábado a terça
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 16h
Número de vagas: 25
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Todos os aspectos essenciais do processo de preparação, criação e filmagem de uma cena são apresentados, discutidos e praticados ao longo da oficina, tendo como foco a direção de atores e não-atores.

 GIF LUMIÉRE – MOSTRA TIRADENTES 20 ANOS
Instrutor: Henrique Kopke
Data: 21 a 24/01 - sábado a terça
Horário: 09h30 às 13h30
Carga Horária: 16h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Inspirado no livro “A Hipótese Cinema” do cineasta e professor Alain Bergala, a oficina pretende estimular o uso da linguagem cinematográfica, utilizando técnicas de artes visuais, animação e edição de vídeo, para a criação de ciclos em GIF. Cada participante está convidado a criar um elo entre a sala de cinema e a internet interpretando através de imagens e traduzindo com movimentos, as memórias de 20 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes.

 NOÇÕES BÁSICAS DE MONTAGEM E EDIÇÃO
Instrutor: Daniel Brandi do Couto
Data: 25 a 27/01 - quarta a sexta
Horário: 09h30 às 13h30
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 25
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Promover aos alunos conhecimentos teóricos sobre a
ontagem para cinema e televisão, proporcionar um panorama sobre o mercado de montagem para cinema no Brasil e aplicar exercícios de montagem e edição através do aprendizado do software Adobre Premiere.

 REALIZAÇÃO EM CURTA DIGITAL
Instrutor: Luiz Carlos Lacerda
Data: 21 a 27/01 - sábado a sexta
Horário: 10h às 13h e 15h às 18h
Carga Horária: 42h
Número de vagas: 35
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: Instrumentalizar teórica e tecnicamente os participantes com composição de uma equipe nos moldes de uma produção profissional, ocupando funções técnicas (roteiro; produção; pesquisa; câmera e fotografia; som; finalização) e artísticas (direção; direção de arte; direção musical e edição) na realização de um curta.

 TRILHA SONORA APLICADA
Instrutor: Márcio Brant e Felipe Fantoni
Data: 24 a 26/01 - terça a quinta
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 30
Faixa Etária: Acima de 18 anos
Objetivos: A oficina engloba a conceituação da trilha sonora, bem como o entendimento da linguagem aplicado ao audiovisual. Criação de ambiência, dublagem, sound design e composição musical serão abordados junto aos alunos de forma prática envolvendo cenas de filmes. Mixagem e finalização de trilha sonora. Será montado um estúdio móvel de áudio devidamente equipado pelos produtores juntamente a diversos equipamentos de áudio e instrumentos.

 

 INFANTOJUVENIL 

ANIMADÍNEOS - STOP MOTION
Instrutor: Henrique Kopke
Data: 25 a 27/01 - quarta a sexta
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: De 12 a 15 anos
Objetivos: Quem disse que para fazer animação precisamos de equipamentos caros e sofisticados? Venha participar dessa oficina e aprender através de dinâmicas lúdicas, estimular a criação de animações rápidas e com poucos recursos. Aprender técnicas de animação e planejamento durante o processo de produção.

 CINEMA, ARTES PLÁSTICAS e MEIO AMBIENTE
Instrutora: Daniella Penna
Data: 23 a 27/01 - segunda a sexta
Horário: 14 às 17h
Carga Horária: 15h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: De 10 a 14 anos
Objetivos: Construir uma instalação urbana progressiva na praça da cidade. Trabalhar o processo criativo através de técnicas, materiais reutilizáveis e linguagens plásticas variadas.Estimular através da arte e de forma lúdica a reflexão sobre as relações com a natureza, seus hábitos e seu comportamento em relação ao consumo, ao uso e ao descarte de diferentes materiais.

 PINHOLE: FOTOGRAFIA SEM CÂMERA
Instrutora: Bete Bullara
Data: 24 a 27/01 - terça a sexta
Horário: 9h30 às 11h30
Carga Horária: 8h
Número de vagas: 20
Faixa Etária: De 09 a 12 anos
Objetivos: Oferecer às crianças o conhecimento da fotografia pinhole e as técnicas de revelação em um laboratório fotográfico.

 POR TRÁS DA CÂMERA
Instrutora: Anna Rosaura Trancoso e Bete Bullara
Data: 23 a 27/01 - segunda a sexta
Horário: 13h às 18h
Carga Horária: 25h
Número de vagas: 25
Faixa Etária: De 14 a 18 anos
Objetivos: Produção de vídeo, com introdução à linguagem audiovisual com a qual os jovens irão mostrar, sob seus pontos de vista, a importância da Mostra de Tiradentes nesses 20 anos, utilizando a narrativa mista de documentário e ficção. Estes irão experienciar o roteiro, a direção, a câmera e as demais funções por trás da câmera, numa realização coletiva.